1. INTRODUÇÃO

Turismo é a atividade de pessoas que viajam para fora do seu ambiente normal, durante período inferior a um ano, com finalidade de lazer, negócios etc., conforme apregoa a Organização Mundial do Turismo – OMT (2007)

O Turismo representa hoje, em nível mundial, uma das mais importantes atividades econômicas e sociais, principalmente por causa do seu poder de geração de empregos e redução das desigualdades regionais. Além de gerar riqueza, o turismo tem uma importante interação com o meio ambiente, com o meio cultural e social das comunidades locais.
Segundo a Embratur (2006): • O turismo no mundo alcançou em 2005 uma receita cambial turística da ordem de US$ 681,5 bilhões. • Em 2005 o Brasil alcançou a receita cambial turística de US$ 3,86 bilhões, superior em 19,83 % ao ano de 2004 (US$ 3,22 bilhões), atingindo a marca de 34 meses consecutivos de crescimento (desde março de 2003). • Os resultados do turismo no ingresso de divisas para o país foram da ordem de U$ 3,861 bilhões, ocupando a 5ª posição na pauta de exportação, o que corresponde a 19,83% acima do resultado alcançado em 2004 (U$ 3,222 bilhões). • Desembarque de 6,79 milhões de passageiros de vôos internacionais no ano de 2005 (inclui brasileiros voltando do exterior e turistas estrangeiros), superior em 10,5% do total de desembarques no mesmo período de 2004 (6,14 milhões). • Em 2005, o desembarque de passageiros de vôos nacionais foi de 43,1 milhões, 17,8% acima do verificado no ano passado (36,6 milhões de passageiros). Isso significa 27 meses consecutivos de crescimento (desde outubro de 2003).

De acordo com o World Travel na Tourism Council (WTTC) “o turismo é a maior indústria do mundo e representa cerca da décima parte da atividade econômica mundial, conforme o WTTC, o turismo representa 10,7% de toda a economia”. Em 1999, houve 664 milhões de turistas no mundo que gastaram $ 4,55 trilhões. Em 2006, o WTTC estima que os gastos chegarão a $ 7,1 trilhões e os investimentos, a $ 1,6 trilhão. (POWERS, 2004, p.16) Apesar de ainda representar um desempenho modesto, o turismo continua figurando entre os dez produtos mais importantes da pauta de exportação brasileira de bens e serviços, cabendo assinalar que entre os anos de 1998 e 2003 a posição do país no ranking dos principais receptores de turistas internacionais passou do 45º para o 39º lugar.

Dos números acima descritos, observa-se que, apesar do crescimento verificado no turismo brasileiro nos últimos anos, ele ocupa ainda uma posição marginal no turismo internacional. Isso, por outro lado, demonstra a grande oportunidade de crescimento que o setor ainda possui nos anos vindouros.

Entretanto, o turismo brasileiro, apesar de seus grandes atrativos naturais e culturais, enfrenta sérios obstáculos para o seu desenvolvimento, como a falta de infra-estrutura e qualidade para atendimento ao turista estrangeiro e nacional; concorrência de outros pólos internacionais, preços não competitivos, e, ainda, imagem abalada do país no exterior, por conta dos problemas sociais.

Neste cenário nacional, o estado da Bahia destaca-se por possuir diversos fatores de demanda turística, como muitos quilômetros de praias, rios, cachoeiras, carnaval, história e cultura ricas, festas populares, etc.

No entanto, os programas de desenvolvimento do turismo baiano deixam de fora algumas regiões importantes, em que se verifica a necessidade de implementação de estratégias de aproveitamento do potencial turístico existente.

A região sudoeste do estado, apesar de estar situada numa faixa do semi-árido, possui algumas cidades, cujas características locais, sejam elas naturais, culturais, históricas ou econômicas; favorecem ao desenvolvimento de um planejamento turístico próprio.

Nesse sentido, os municípios de Vitória da Conquista, Rio de Contas, Mucugê, Anagé, Ituaçu e Jequié se destacam por possuírem atrativos próprios, que se forem bem estudados e planejados, poderão dinamizar o turismo e contribuir para o desenvolvimento destas localidades.