Consideraçõs parciais sobre o Turismo na região Sudoeste da Bahia

A partir dos estudos realizados acerca do Turismo no Sudoeste da Bahia, tendo a cidade de Vitória da Conquista como pólo, pode-se afirmar que a região possui muitos atrativos turísticos, embora, também, preliminarmente foi possível perceber muitas deficiências quanto ao aproveitamento deste potencial. De um modo geral falta infra-estrutura adequada para o atendimento ao turista. Como exemplo disso, podemos destacar a situação precária do Aeroporto de Vitória da Conquista, que não possui vôos para atendimento da demanda, como também não pratica preços competitivos.

Vitória da Conquista, como cidadde pólo de uma região de 2 milhões de habitantes possui diversos atrativos que podem ser melhor aproveitados como "produtos turísticos". A cidade tem um dos melhores centros comerciais do Nordeste do Brasil, possui uma rede educacional e uma estrutura de saúde (Clínicas, Hospitais, etc), que atraem pessoas até mesmo do norte do estado de Minas Gerais. A cidade tem vocação também para o Turismo Empresarial ou de Negócios, mas não possui um Centro de Convenções para a realização de grandes Congressos, Encontros, etc.

A cidade ainda realiza diversos Eventos importantes, como a Micareta e o Festival de Inverno. Entretanto, parece não haver projetos públicos e/ou privados que busquem o desenvolvimento regional a partir do aproveitamento do turismo. A cidade carece, por exemplo de infra-estrutura básica, como de bons hotéis para atendimento aos turistas.