O turismo como fator de desenvolvimento local
Sendo o turismo uma atividade econômica de efeito multiplicador, ele pode contribuir para o desenvolvimento de pequenas e médias empresas e todo o tecido social envolvido. Para que isso ocorra de forma efetiva, o turismo deve ser concebido, desde o seu planejamento, com a participação de todos os atores envolvidos, principalmente aqueles participantes da comunidade de um determinado local.
Sendo o turismo uma atividade econômica de efeito multiplicador, ele pode contribuir para o desenvolvimento de pequenas e médias empresas e todo o tecido social envolvido. Para que isso ocorra de forma efetiva, o turismo deve ser concebido, desde o seu planejamento, com a participação de todos os atores envolvidos, principalmente aqueles participantes da comunidade de um determinado local.
O que se observa muitas vezes é exatamente o contrário. Os projetos turísticos implementados no estado da Bahia, em sua maioria, foram organizados sem a participação da comunidade nem dos empresários locais. Isso tem contribuído, como demonstra a experiência prática, para que o crescimento do turismo ocorra de forma acentuada em algumas localidades ou regiões, como é o caso da cidade de Porto Seguro, na Bahia, mas sem uma adequada utilização dos recursos naturais, humanos e sociais envolvidos. Ocorre um crescimento acentuado da economia do turismo, mas sem que isto represente uma melhoria da qualidade de vida das populações locais.
Em Porto Seguro, mesmo sendo um dos locais mais requisitados do Brasil, o crescimento da indústria turística ainda não assegurou uma melhoria da qualidade de vida para a maioria de seus habitantes. Os seus indicadores sociais não condizem com o título de segunda principal cidade turística da Bahia, ficando atrás apenas da capital Salvador.
Como afirma Cruz (2001):
Diante da fragilidade da estrutura econômica, em que a pobreza e miséria compõem parte significativa do quadro social, o turismo tem sido visto como alternativa viável em busca do desenvolvimento e da superação dessas deficiências. O imediatismo que tem caracterizado o desenvolvimento da atividade, porém, compromete os resultados ao longo do processo, inibindo a maximização de benefícios e levando a superlação de impactos negativos.
Diante dessa afirmação de Cruz compreende-se a importância que o turismo tem, quando bem gerido ou administrado, para que ocorra uma mudança qualitativa em uma dada localidade. Essa mudança só é possível quando o seu planejamento é desenvolvido com foco na melhoria das condições sociais e ambientais. Pois, se o objetivo for meramente econômico, como ocorre em muitos casos, a tendência é a da desarmonia ou do desequilíbrio em nível ambiental e social.
Como afirma Porter,1999, p. 207:
A prosperidade de um destino turístico, assim como de um país, deve ser fruto de ações abrangentes, com visão de longo prazo. Acrescente-se, ainda, que a prosperidade de uma localidade não é algo herdado, mas sim o produto do esforço humano de toda a sociedade. Não se pode delegar a responsabilidade das ações somente para o Poder Público. A competitividade depende da capacidade de sua indústria de inovar e melhorar. Os desafios e a concorrência devem ser estímulo para o alcance de vantagens competitivas, bem como clientes locais exigentes e fornecedores agressivos fortalecem a competitividade.
Os impactos da atividade turística no meio ambiente
É importante destacar que o turismo contribui para melhorar os ingressos financeiros numa região, mas, quando realizado de maneira desordenada, com o uso inadequado dos recursos naturais, as atividades turísticas podem provocar grandes desequilíbrios ecológicos.
Os impactos da atividade turística no meio ambiente
É importante destacar que o turismo contribui para melhorar os ingressos financeiros numa região, mas, quando realizado de maneira desordenada, com o uso inadequado dos recursos naturais, as atividades turísticas podem provocar grandes desequilíbrios ecológicos.
É inevitável que a atividade turística esteja associada a impactos ambientais, uma vez que há um contato direto entre o consumidor (turista) e o produto (meio ambiente). Estudos comprovam que alguns problemas ambientais têm como causa a prática do turismo sem a devida preocupação com os recursos naturais envolvidos. No entanto, pode-se, a partir de uma proposta de turismo sustentável, diminuir o seu impacto no meio ambiente ou até mesmo contribuir para a sua conservação.
Turismo Sustentável
Além do turismo tradicional, está surgindo uma nova tendência, que é o turismo sustentável, no qual a exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação da evolução tecnológica e mudanças institucionais (leis, normas, regimentos) se harmonizam e reforçam o potencial presente e futuro desse novo segmento.
O turismo sustentável traz novas alternativas econômicas e conseqüente melhoria das condições de vida das populações diretamente envolvidas, além de reduzir os impactos negativos, causados pelo turismo tradicional.