Publicações sobre o turismo na região sudoeste da Bahia

Poucas publicações foram encontradas acerca do desenvolvimento do turismo na região sudoeste da Bahia, entre estas se destacam as seguintes:

· O patrimônio arquitetônico de Mucugê – BA como recurso para o fomento do turismo cultural

Este artigo retrata que a prática do turismo cultural viabiliza o resgate da memória e conseqüentemente, a necessidade de cuidar dos bens materiais e imateriais do destino. Tem o intuito de estimular o turismo cultural em Mucugê, e sensibilizar todos os atores da atividade turística em prol da preservação patrimonial, afinal, bens culturais são os principais recursos dessa segmentação.

· Turismo e o seu significado local: em foco a cidade de Ituaçu – Bahia

O artigo examina de modo superficial, a episteme atual do turismo e suscita algumas discussões a partir do saber empírico extraído de uma pesquisa de campo na cidade de Ituaçu – Bahia. Caracteriza o turismo como uma atividade complexa e dinâmica, em virtude de sua abrangência – político-econômica, sócio-cultural e ambiental. A pesquisa conclui que o turismo em Ituaçú está no entendimento empírico, pois é socialmente reconhecido como uma atividade extremamente importante pela comunidade, embora ela seja praticada por uma pequena parcela da população e de forma ainda amadora, caracteriza-a como uma sub-atividade, exercida sem a devida coesão organizacional.

· Os eventos como potencializadores do turismo regional: O Festival de Inverno Bahia

Este artigo faz considerações preliminares sobre a importância dos eventos como potencializadores do turismo regional baseando-se em dados obtidos através de pesquisa de demanda turística realizada no Festival de Inverno Bahia em 2005, em Vitória da Conquista. Destaca a relação existente entre eventos e o turismo, mencionando a importância da infra-estrutura urbana necessária à sua realização.

“Um evento precisa para sua realização de um grande número de profissionais e de infra-estrutura adequada, trazendo benefícios sociais e econômicos para a comunidade local e, dependendo do seu porte, para todo o país.”
A OMT (2003, p.93), ressalta a importância dos eventos dizendo,

“O mercado de eventos tem-se tornado um segmento altamente especializado e importante para o setor turístico. Como resultado, vários elementos bem estabelecidos compõem o segmento de eventos, cada um deles desempenhado uma função diferente.”

É inegável a importância para a geração de emprego e renda para a população da região onde se realiza.

“outro aspecto importante é a necessidade de infra-estrutura adequada, seja básica (saneamento, água tratada, redes e tratamento de esgoto), de apoio (transporte, hospitais, segurança pública) ou turística (meios de hospedagem, restaurante, agências de viagens, etc.). A realização de eventos em um município pode estimular então, a melhoria desses serviços urbanos e, conseqüentemente, trazer a melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes.”


· Turismo Cultural: um olhar sobre o patrimônio histórico do centro de Vitória da Conquista

Este artigo demonstra como o turismo cultural pode ser o impulsionador da preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade de Vitória da Conquista, BA, levando assim a comunidade a perceber o valor da sua identidade e de sua memória através do patrimônio histórico e cultural. Quando se fala em Turismo Cultural e Patrimônio Histórico no centro de Vitória da Conquista seria de suma importância fazer esses registros, já que a estrutura urbana da cidade vem sofrendo modificações com o passar dos anos.

“Turismo cultural é o acesso ao patrimônio cultural, ou seja, a história a cultura e o modo de viver de uma comunidade. Sendo assim, o turismo cultural não busca somente o lazer, repouso e boa vida. Caracteriza-se, também, pela motivação do turista em conhecer regiões onde seu alicerce está baseado na história de um determinado povo, na suas tradições e nas suas manifestações culturais, históricas e religiosas” (MOLETTA, 1998).

· O Turismo no Sudoeste Baiano: A Micareta de Vitória da Conquista Bahia.

Este artigo apresenta a pesquisa de demanda turística realizada durante a Micareta de Vitória da Conquista – BA, realizada no período de 16 a 20 de abril de 2005. A metodologia utilizada neste trabalho privilegiou a pesquisa documental e exploratória, utilizando dados quantitativos e qualitativos secundários oriundos do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Turismo – NPETur da Faculdade de Tecnologia e Ciências, além de referências bibliográficas como revistas, jornais e livros que tratam do carnaval. Objetiva relacionar o carnaval – fruto da cultura popular - com o turismo, analisa a origem do Carnaval desde a Idade Média até os dias atuais, descreve a Micareta de Vitória da Conquista e sua infra-estrutura, bem como apresenta a pesquisa de demanda realizada em 2005 e os principais resultados apurados. Salienta algumas considerações sobre esse evento tão importante na região sudoeste da Bahia.


As poucas publicações demonstram o quanto ainda está incipiente as pesquisa e os estudos acerca do turismo na região sudoeste da Bahia. Esta pode ser uma das causas para o pouco aproveitamento do potencial turístico como fator de desenvolvimento regional. Faz-se necessário, portanto, realizar mais estudos sobre o turismo na região, seus impactos econômicos, sociais e ambientais; seus problemas e dificuldades para o desenvolvimento.